A prefeitura de Cáceres vai criar um Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública composto por diversos órgãos para criar planos de contingência no município para enfrentar o avanço das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A publicação do decreto deve ser feita nesta sexta-feira(04).
Esta é a segunda vez no ano que o COESP é instalado, em 21 de fevereiro, diante do aumento expressivo de casos de Dengue, Chikungunya e Zika vírus, o COE foi instalado devido o crescimento das internações e ocorrência de um óbito.
No decreto desta vez, a prefeitura considera que já foram registrados até a Semana Epidemiológica nº 11 um total de 1.277 casos notificados de Dengue e 1.174 casos confirmados de Chikungunya; além disso, foi confirmado um óbito e um óbito está em investigação.
A Prefeitura de Cáceres em 13 de março declarou situação de emergência, no âmbito da saúde pública. O decreto estabelece medidas rigorosas para conter a proliferação do Aedes aegypti, entre elas, a entrada forçada em imóveis particulares em situações específicas, campanhas educativas e ações de limpeza intensiva. O município fica autorizado a realizar dispensa de licitação, para a contratação e aquisição de bens e serviços estritamente necessários para atender a guerra contra as arboviroses.
A medida também permite o remanejamento e a convocação de todos os ACE e ACS do município para atuarem diretamente nas ações de combate às doenças bem como a contratação de serviços e a compra de equipamentos que possam contribuir para o combate as arboviroses.
Sobre a COESP, ela será formada pelas secretarias de Saúde, Educação, Administração, Infraestrutura e Logística, Assuntos Estratégicos, Fazenda, Planejamento, e pelas coordenações de Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica e CIEVS-Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, Atenção Básica, Serviços Especializados e Integrados de Assistência e Autarquia Águas do Pantanal, Defesa Civil, Escritório Regional de Saúde, Bombeiros Militar e Exército Brasileiro.