Estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) voltam a contar com o auxílio-transporte após a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) derrubar, durante sessão no dia 9 de abril, o veto do Executivo à emenda que assegura o benefício aos acadêmicos de cinco campus da instituição.
A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) dentro do projeto do Governo que tratava de revisões orçamentárias. Com a decisão dos parlamentares, os estudantes dos campus de Diamantino, Sinop, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Colíder voltam a ter garantido o repasse para transporte até a universidade.
O auxílio é considerado essencial para muitos alunos que residem em áreas distantes das unidades da Unemat e enfrentam diculdades para custear o deslocamento diário até as salas de aula.
“Nosso objetivo é garantir o acesso dos estudantes à universidade, principalmente os que moram em cidades vizinhas ou zonas rurais. Educação se faz com oportunidade e apoio”, afirmou o deputado Valmir Moretto.
A emenda passa a integrar o orçamento estadual, garantindo a execução do benefício já nos próximos meses.