O padre Alessandro Barros, da Arquidiocese de Cuiabá, está na Praça São Pedro, no Vaticano, e participou da oração do Santo Terço pela alma do papa Francisco. O líder da Igreja Católica morreu nesta segunda-feira (21), em decorrência de problemas de saúde, aos 88 anos de idade.
De acordo com informações, Alessandro está em Roma, na Itália, para estudos. Segundo seu depoimento, compartilhado em conjunto com a Arquidiocese de Cuiabá e a Rádio Bom Jesus, nas redes sociais, contou detalhes do início despedida do Santo Padre. Uma multidão marcou presença na oração do rosário.
"Nós rezamos o Santo Terço pelo nosso Santo Padre, o Papa Francisco, que fez a sua Páscoa. O cardeal [italiano] Mauro Gambetti iniciou o Santo Terço dizendo as palavras que o Santo Padre dizia, rezem por mim. E assim nós fizemos no final desta segunda-feira, dia 21 de abril, o dia que o Santo Padre faz a sua Páscoa. Rezemos por um mundo de misericórdia, um mundo de esperança, o legado que o Papa Francisco deixa para todos nós, com palavras de acolhimento, de amor e de esperança", relatou.
Além dos milhares de fiéis, líderes mato-grossenses, brasileiros e mundiais têm lamentado a morte do pontífice, destacando suas bandeiras de empatia, amor e humildade. Francisco, natural da Argentina, é o primeiro papa Sul-americano e liderou a Igreja por cerca de 12 anos.
Em Cuiabá, haverá uma missa nesta segunda-feira (21), às 18h30, na Catedral Basílica Senhor Bom Jesus, área central da Capital mato-grossense. A Santa Missa em sufrágio são atos piedosos em favor dos mortos, como espécie de auxílio, e para os vivos, como um momento de consolo.